My Image

Sobre

Thales Henrique é Administrador, Coach, Gestor de Projetos e está especializando em Gestão de Pessoas. Possui mais de 10 anos de experiência generalista em Administração. Apaixonado por pessoas e suas interações.

Arquivo

LIDERANÇA

03/07/2018 20:33:26

Thales Henrique

My Image



Liderança é a capacidade que um indivíduo tem de influenciar alguém ou um grupo a assumir determinados comportamentos e seguir direções estabelecidas, cujo o objetivo seja comum. A liderança está presente nos mais diversos tipos de organizações e grupos.

 

Pare para pensar por exemplo, em uma igreja. O padre, ou pastor, por exemplo, exercem a liderança sobre um grupo de pessoas que possuem uma determinada crença em comum. Nos esportes, quando se tata de um time, sempre existe um líder em campo ou quadra, que norteará o grupo a tentar alcançar determinado resultado. Se lembrarmos de nossos momentos em sala de aula, é possível identificar aqueles que possuíam um perfil de liderança sobre os outros, que sempre tomavam iniciativa nos trabalhos e apresentações. Além do professor, que também exerce um papel de líder.

 

Se tratando de líder tempos um exemplo desde pequenos, em casa, quando decidimos que devemos respeito aos nossos pais ou avós, que têm grande influência sobre nossas decisões e ações. E sobre esse aspecto é importante destacar esse comportamento: RESPEITO. É essencial para o líder conquistar o respeito de seus liderados.

My Image

Nas organizações não é diferente. Um bom líder é aquele que é respeitado pelos seus liderados, e em contrapartida, também respeita sua equipe e suas particularidades, além de respeitas as determinações da empresa.

 

Para muitos, o líder nasce com o perfil de comandar outras pessoas, mas na verdade, as competências de liderança podem ser treinadas ao longo tempo, de acordo com a necessidade. E sendo bem treinadas e avaliadas periodicamente, os resultados podem ser favoráveis.

Nas empresas a liderança pode acontecer de maneira imposta, devido ao cargo que a pessoa ocupa, independente de seu perfil. Mas normalmente é observado o comportamento espontâneo, ou seja, as pessoas sentem afinidade com os ideais de alguém, e passam a segui-lo e respeitá-lo, independente do cargo que ocupa. Esse tipo de liderança costuma ter mais resultados, pois para que uma pessoa seja naturalmente reconhecida pelos outros como alguém que exerce forte influência sobre elas ela deve acumular algumas competências em seu perfil, como saber ouvir, se comunicar bem, saber orientar, ter paciência, ser empático, entre outros.

 

No decorrer do mês veremos as particularidades desse perfil tão falado e disputado no meio empresarial, veremos os tipos de liderança existentes, as principais competências necessárias para ser um líder de sucesso, além de falar um pouco sobre a relação de poder no relacionamento interpessoal.

Liderança