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Thales Henrique é Administrador, Coach, Gestor de Projetos e está especializando em Gestão de Pessoas. Possui mais de 10 anos de experiência generalista em Administração. Apaixonado por pessoas e suas interações.

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TIPOS DE LIDERANÇA

11/07/2018 21:31:32

Thales Henrique

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Como vimos na semana passada, a liderança é um comportamento que pode ser identificado em diversas áreas da vida, e é de extrema importância para o desenvolvimento de grupos e indivíduos e em suas capacidades produtivas. A liderança vem evoluindo com o tempo, e se atualizando, de acordo com o mercado e com as pessoas.

 

Na atual era da informação, o perfil do líder é visto de maneira bem diferente de como era visto a alguns anos atrás. Se pensarmos nos tempos de nossos pais e avós, em seus empregos, o líder era visto e respeitado de outra forma (e os funcionários também). Não existia o diálogo como o de hoje, a comunicação era em sua maioria de cima para baixo, não existia tanta democracia, e nem contrarreações. Oe chamados “chefes” comandavam, ordenavam e eram prontamente obedecidos. Os funcionários por sua vez, respeitavam e acatavam o que era mandado, independente de concordar ou não. Na verdade, os empregados não eram contratados para opinar nem criar, não existia o conceito de inovação, o papel deles era cumprir ordens e horários, produzir, mesmo que fossem tarefas repetitivas e consideradas “mecânicas” (robotizadas).

 

A seguir, vamos conhecer alguns modelos de liderança que são mais comuns nas organizações:

 

LÍDER AUTORITÁRIO (OU AUTOCRÁTICO)

 

É o conhecido como chefe. É mais individualista, focado no próprio cargo e no que precisa ser entregue (produção). Gosta de manter as rédeas curtas, trabalha colocando pressão e cobrando entregas, e não permite abertura ou aproximação da equipe, não é aberto a críticas e muito menos sugestões. É centralizador, gosta de dominar a situação e tem dificuldades com relacionamento interpessoal. Apesar de atualmente não ser tão comum, ainda é possível encontra esse tipo de liderança em algumas empresas. Como consequência desse comportamento autoritário, acaba perdendo bons funcionários, grandes talentos, e sua taxa de turnover é sempre elevada, pois causa tensão e desmotivação no ambiente de trabalho.

 

LÍDER DEMOCRÁTICO

 

É um perfil buscado por muitos. O líder deixa de ter o foco apenas na produção e passa a se comunicar e relacionar melhor com os indivíduos que o seguem. A sua gestão é muito colaborativa, já que ele inclui os liderados nos assuntos rotineiros, inclusive nas decisões a serem tomadas, busca feedbacks e estimula a participação de todos. O foco é também no ambiente de trabalho, que ele se empenha para que seja harmônico, e na qualidade de vida dos trabalhadores. Como sua comunicação é mais próxima dos colaboradores, eles se sentem confiantes para se expressar, e até para esclarecer insatisfações, aumentando o sentimento de grupo e desenvolvendo o trabalho em equipe.


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LÍDER LIBERAL

 

Esse é um modelo moderno, que só é possível em organizações de cultura igualmente moderna e madura. A liderança liberal é focada nos próprios colaboradores, a confiança deve estar em um nível elevado, pois não existe o líder que dará suporte continuamente à equipe, que por sua vez, será autogerida e deverá tomar as próprias decisões. Os funcionários recebem o que é delegado pelo líder, e à partir daí cabe a eles criarem, pensarem, resolverem, sugerirem, agirem, sem supervisão constante. Há um risco nesse caso de a equipe relaxar com o tempo, e acabar não se empenhando tanto quanto poderia com a figura de um líder mais presente. O líder pode se tornar negligente também em decisões de urgência.

 

LÍDER CARISMÁTICO

 

É aquele que foca no positivo e no clima da empresa. Por ser carismático, acaba muitas vezes ganhando o papel de líder independente de ganhar o cargo (o registro). A equipe o enxerga com tamanha admiração e respeito que acabam por querer segui-lo, mesmo que indiretamente, respeitando suas ideias e sugestões. Tem uma boa comunicação com a equipe e torna o ambiente de fácil comunicação também, deixando os liderados confortáveis

 

LÍDER ESPECIALISTA

 

É o perfil focado na atividade. Normalmente, esse líder conquista o posto não pelo carisma, ou pelo tempo de empresa, mas sim pelo seu conhecimento específico/técnico em determinada área. Ele acaba sendo o norte para os colaboradores que precisam de auxílio para executar as tarefas propostas, e como detém um grande know-how acaba tomando boas decisões e orientando de maneira a solucionar melhor os problemas. É um pouco individualista, e pode pecar nas características esperadas para conduzir equipes, como equilíbrio emocional, comunicação, empatia, o que acaba gerando a necessidade de desenvolver seu relacionamento interpessoal e sua comunicação.

 

LÍDER COACH

 

O líder coach é um modelo mais atual que vem sendo implantado nas empresas. O foco é nas pessoas e nos resultados. Esse tipo de líder é desenvolvido de maneira que possa trabalhar com ferramentas de coaching, o que facilita em suas tomadas de decisões. É um profissional que possui autoconhecimento, e que também buscar conhecer e alinhar o perfil de cada me membro da equipe. Trabalha com metas claras e mensuráveis, e elabora planos de ação junto de seu time. Além de se autoconhecer, o líder coaching ajuda seus colaboradores a identificarem suas habilidades, seus comportamentos, trabalhar seus pontos de melhoria e deixar claro seus propósitos de vida, para que identifiquem se estão no lugar certo e se seus propósitos combinam com a missão da empresa. Esse líder busca um ambiente harmônico, com pessoas que se sintam engajadas e motivadas, com uma boa comunicação, feedbacks claros e objetivos, trabalhando o potencial de cada um para juntos atingirem os objetivos comuns.

 

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